Compartilhe essa história:
Dra. Tatiana Fagnani | Fotografia: Fernando Ducatti
A medicina estética é uma área da saúde que combina ciência e arte, e vem alcançando resultados expressivos e surpreendentes pelo mundo. Com o avanço das tecnologias e técnicas, essa especialidade tem ganhado destaque por proporcionar resultados eficazes com recuperação mais rápida e menos riscos em comparação às cirurgias tradicionais.
Dra. Tatiana Fagnani, médica e palestrante reconhecida, idealizadora da técnica EGA (Escultura Glútea Avançada) e especialista em harmonização facial e corporal definitiva, é uma das pioneiras na área, tanto no Brasil quanto no exterior, trazendo inovação e agregando conhecimento, experiência e segurança em técnicas avançadas de procedimentos estéticos.
PUBLICIDADE
Graduada em Medicina e também em Farmácia e Bioquímica, com pós-graduações em Dermatologia e Medicina Estética, além de docente em cursos de pós-graduação na UNIMES e ISBRAE, Dra. Tatiana é responsável pelo VIP Meeting for Doctors, curso que já especializou mais de 200 médicos na área de Remodelação Glútea Avançada e Harmonização Corporal Definitiva.
TATIANA FAGNANI
“Sou apaixonada pelo trabalho que realizamos. Desde criança, eu sentia uma vontade imensa de ajudar as pessoas. Não imaginava que seria na medicina, mas quando comecei meus estudos na pós-graduação em Dermatologia e Medicina Estética, tive a certeza. ‘É isso!’, pensei.
Há mais de 10 anos, levanto todos os dias com a missão de transformar vidas através das minhas mãos e dos resultados que somente técnicas como a que desenvolvi, é possível entregar. Resultados acima do esperado, com segurança e técnicas minimamente invasivas. Mudar a autoestima de um paciente, sua autoconfiança e a maneira como vive a vida, mais leve e com plenitude, para mim, é o legado que quero deixar. Tanto aos colegas médicos, como para as pessoas que confiaram em meu trabalho, meus pacientes. Meu maior legado é ser exemplo e motivo de orgulho para meus filhos, meu esposo, meus pais e irmãos.”
PUBLICIDADE
Dra., quais os avanços científicos mais recentes para os procedimentos da bioplastia e em quais partes do corpo podemos realizá-las hoje com bons resultados?
A bioplastia não é um procedimento recente. Pelo contrário, foi criada há mais de 30 anos. Com o tempo, tudo foi sendo melhorado. Estamos no PMMA de quarta geração, comprovadamente seguro, registrado pela Anvisa e pelo FDA. Hoje temos médicos renomados com anos de experiência nesta área, na qual me incluo. E com nossas experiências e expertises criamos técnicas minimamente invasivas, com índice de intercorrência menor que 1%, capazes de tratar glúteos, face e corporal como nenhum outro procedimento, trazendo resultados que até hoje são improváveis até mesmo com cirurgias como tratamento de lipodistrofia, assimetrias, sequelas de acidentes, tratar celulite de forma definitiva, além de reverter quadros de doenças que até então eram impossíveis como atrofia musculares irreversíveis como as causadas por ruptura de plexo braquial, Legg-Calvé-Perthes, poliomielite, síndrome de Poland que se caracteriza pela ausência ou hipoplasia do músculo peitoral maior, retrognatismo (paciente com mandíbula retraída), aumento peniano, feminilização ou masculinização corporal em pacientes trans, entre inúmeros outros problemas que podem ser tratados com essas técnicas corporais e faciais definitivas.
A bioplastia pode ser realizada praticamente em todos os músculos do corpo e na face (glúteos, trapézio, deltoide, bíceps, tríceps, peitoral, antebraço, mãos, coxas, panturrilhas, face, pênis e vagina.
O PMMA é utilizado ainda em diversas áreas da medicina, como: cimento ósseo em cirurgias ortopédicas, reconstrução calota craniana em neurocirurgia, lente de contato definitiva, marcapasso cardíaco, próteses faciais etc. Seu uso é muito amplo justamente pela característica de ser biocompatível, inabsorvível e inerte. O melhor bioestimulador tecidual que existe hoje.
Dra. Tatiana Fagnani | Fotografia: Fernando Ducatti
O uso do PMMA é seguro? Quais as vantagens e benefícios que ele oferece em comparação a outros materiais de preenchimento?
Sim, é cientificamente comprovada a segurança do uso do PMMA, registrado pela Anvisa. É um produto de uso exclusivo médico, biocompatível, com resultados inigualáveis. A segurança está principalmente no uso do produto autorizado, por médico especializado, em ambiente regulamentado pela Anvisa para tal procedimento. A vantagem está em ser um procedimento minimamente invasivo, ou seja, não cirúrgico o que só isso já aumenta muito a segurança do procedimento e ter resultados de longa duração já que o produto é definitivo.
Quais os grandes mitos sobre o uso do componente que circulam nas redes atualmente?
São tantos mitos absurdos que é até difícil de dizer. Vamos lá: o PMMA é um bioestimulador particulado sólido, que forma tecido vivo, vascularizado e sólido ao redor dar partículas o que torna impossível a migração, ou seja, não sai do lugar. O tecido formado por ele é extremamente vascularizado e o procedimento feito exclusivamente com cânulas calibrosas e a traumáticas que impedem colocar o produto dentro de um vaso sanguíneo, esses dois fatores tornam muito improvável a necrose (um evento que só ocorre até 7 dias do procedimento caso haja obstrução de uma artéria pelo produto, fator impossibilitado pelo uso das cábulas) e impossível de ocorrer a longo prazo.
Infecção tardia, chega ser uma piada, a infecção ela ocorre por introdução de uma bactéria no local da aplicação, por falta de assepsia do profissional, não uso de antibiótico terapia profilática ou por falta de higiene do paciente, esses eventos quando ocorrem os sintomas surgem poucos dias após o procedimento e são facilmente tratados. O produto não causa infecção, os protocolos de segurança quanto a isso são regulamentados pela Anvisa. Nenhum produto tem bactérias nas seringas, elas são todas estéreis.
Que o PMMA é um plástico, o PMMA é um polímero assim como a maioria dos bioestimuladores particulados evidenciados e conhecidos por todos, a única diferença é que o nosso corpo não consegue absorver o PMMA, que ficará encapsulado por tecido conjuntivo vascularizado pelo resto da vida. Os produtos que causam esses problemas são muitos outros, citados de maneira irresponsável pela mídia como sendo o PMMA, são os produtos clandestinos como silicone industrial, óleo mineral, óleo de coco, mamona e até girassol. Hodrogel, estigor, synthol etc. Esses são perigosos e proibidos, porém muito utilizados pelas famosas bombadeiras e vendidos como sendo o PMMA.
Quais os principais cuidados que as pessoas devem tomar para realizar procedimentos de bioplastia com segurança?
Antes de fazer um procedimento como este, procure um médico – e somente um médico – com CRM ativo no Conselho Federal de Medicina, especialista e com experiência na técnica, além de clínica regulamentada pela Anvisa. Na consulta, o médico deve explicar sobre o produto, o mecanismo de ação do procedimento e os cuidados com o pós-procedimento, que são importantíssimos. Ele deve detalhar todos os benefícios e riscos, que existem em todos os procedimentos, para que o paciente esteja ciente de todos eles, como ocorrem, como prevenir e como tratar, se necessário.
O médico deve examinar o paciente, montar o planejamento e pedir exames. Isso mesmo, antes de realizar o procedimento, o paciente deve passar por uma bateria de exames e só poderá prosseguir após resultados normais. O médico também poderá solicitar exames de imagem ou realizar um ultrassom no consultório, se julgar necessário, e prescrever medicamentos após o procedimento, especialmente antibioticoterapia profilática.
Além disso, o paciente deve receber documentos informativos, etiquetas de lote do produto, entre outros, que deve levar para casa. O acompanhamento do paciente deve ser próximo por 90 dias, e só então ele receberá alta. Ter um médico competente, com resultados reconhecidos, expertise na técnica e que seja claro nas explicações e documentações é fundamental para o sucesso do tratamento.
Para finalizar, nos conte um pouco sobre seu curso de remodelação glútea avançada que acontece em São Paulo.
Se chama VIP MEETING FOR DOCTORS. É o único curso com 2 dias de prática. O médico sairá preparado após 3 dias de curso. Oferecemos uma abordagem teórica e prática que dá ao profissional a base necessária para executar o procedimento com segurança e eficácia.
Com mais de 9 anos de prática diária, somos capazes de fornecer informações valiosas e atualizadas que são essenciais para a execução bem-sucedida do procedimento. Além disso, os profissionais terão a oportunidade de praticar as habilidades aprendidas em várias modelos com acompanhamento, permitindo que ele ganhe confiança e habilidade antes de aplicá-las em suas pacientes. É um curso totalmente VIP, ou seja, ao se inscrever, o médico não precisará se preocupar com gastos adicionais, como transfer, hotel e alimentação. Durante os 3 dias nossa equipe de marketing registra todos os momentos e compartilha após o encerramento.
Compartilhe essa história: