Gente que faz a diferença

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Dr. Ricardo Matioli

ADVOGADO, PALESTRANTE E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

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Dr. Ricardo Matioli | Fotografia: Divulgação

Ricardo Matioli é um nome que ressoa com uma notável carreira que abrange as áreas da advocacia, especializado em Direito Empresarial e Compliance e também em treinamentos corporativos, sendo sócio-fundador da MATBRASIL Treinamentos. Além disso, é professor universitário, na Universidade Metodista/SP, atual Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SBC e autor dos livros “Vendedores Errantes” e “Você Precisa Saber Vender”.

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Com 56 anos de idade e uma vasta bagagem profissional em sua trajetória, Ricardo se destaca não apenas por sua formação acadêmica impressionante, mas também por sua capacidade de adaptar-se às mudanças do mercado e pela paixão em compartilhar conhecimento. “Tenho 41 anos de experiência profissional no setor corporativo. Tive a oportunidade de trabalhar em empresas de diversos tamanhos e segmentos de atuação, isso me proporcionou uma visão mais apurada do mercado e um amplo conhecimento empresarial.”

"Para chegar onde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz."

Dr. Ricardo Matioli

Como advogado, Ricardo atua como consultor de empresas de pequeno e médio porte, oferecendo orientações consultivas e representação em questões contenciosas. Sua formação acadêmica inclui graduações em Administração de Empresas e Direito, bem como pós-graduações em Direito Empresarial e Compliance.

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Já na área da Educação, é especialista em treinamentos de oratória e comunicação persuasiva. “Há mais de 25 anos, venho estudando e compartilhando o meu conhecimento sobre comunicação e vendas. Estudei com diversos profissionais e instituições renomadas, entre elas a Harvard University. Esses estudos e a experiência que adquiri em mais de 40 anos de trabalho, me ajudaram a criar os meus treinamentos e dar a eles um toque de exclusividade.”

Ricardo acredita firmemente na importância da comunicação clara e na habilidade de saber expressar quem somos e o que queremos. “Tenho como meta ajudar o máximo de pessoas a se comunicarem sem medo e de uma forma convincente, pois quando uma pessoa não consegue expressar corretamente quem é, ou o que quer, ela corre o risco de ser interpretada de maneira contrária àquela que pretendia.”

E sente que, como um perfeito casamento, ao conectar tais habilidades ao universo do Direito sua entrega aos seus clientes se torna extremamente diferenciada e personalizada. “Como exemplo, o compliance exige o conhecimento de leis e normas para adequação das empresas, mas também exige que o profissional conheça as rotinas empresariais e saiba treinar os colaboradores sobre as adequações, então aqui também entram a necessidade de saber se comunicar de maneira eficaz e o conhecimento empresarial.”

Profissionalmente, Ricardo tem para si duas grandes missões: a de ajudar as empresas na prevenção de problemas, pensando na advocacia consultiva e preventiva como uma resposta contemporânea para aqueles que não podem (ou não querem) se dar ao luxo de encarar um sistema judicial moroso e imprevisível. “O empreendedor moderno já percebeu a necessidade de ter um advogado que saiba negociar, mitigar riscos, antever os problemas trazendo soluções consensuais, e ainda, adequar a empresa às leis e normas peculiares ao seu segmento de mercado.” E impactar positivamente a vida de todos os participantes dos seus treinamentos. “Quero ajudar empresários na adequação de sua equipe de colaboradores, para que estes tenham melhores resultados, adquiram habilidades que os diferenciem dos outros profissionais e consigam contribuir com mais qualidade para o crescimento da empresa.”

Durante nosso papo sobre as tendências de mercado, Dr. Ricardo nos conta sobre a revolução da Inteligência Artificial no setor jurídico e a transição para treinamentos remotos, bem como a importância de se manter atualizado e relevante. “Antes da pandemia os meus treinamentos eram quase 100% presenciais, hoje temos mais de 70% ministrados de forma remota. No Direito, a Inteligência Artificial está mudando a forma com que os escritórios de advocacia trabalham, quem não se adaptar às mudanças certamente ficará obsoleto. Por isso, vejo esses desafios como oportunidades para criar uma oferta de serviços cada vez mais pessoal, personalíssima, baseada em conhecimento jurídico atuando em sinergia com a experiência adquirida em administração de empresas e nos treinamentos corporativos.”

Seu lema é simples, mas poderoso: “Espere sempre o melhor, prepare-se para o pior e enfrente o que vier.”

Ricardo é exemplo de que a perseverança, a paixão e a busca pelo conhecimento podem abrir portas inimagináveis. Sua carreira e resultados são prova da sua dedicação à excelência do seu trabalho e à ajuda àqueles que buscam conhecimento.

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