O que sua empresa faz para garantir a saúde mental de seus colaboradores?

por Ana Elisa Morelli

Sim, todos sabemos da importância de diminuir nossa exposição para reduzir o risco de contrair o Covid-19, mas o que não falamos é como motivar e encorajar as pessoas a lidarem com tais situações. Atualmente, os recursos tecnológicos nos ajudam muito e podemos utilizá-los estrategicamente dentro das empresas. Reunir pessoas presencialmente não é uma alternativa, mas para as empresas de serviços fundamentais, tais como supermercados, farmácias, bancos, postos de combustível, entre outras, tenho sugerido cuidar mais dos colaboradores no âmbito psicológico, ou seja, entender seus receios frente a este novo cenário ainda desconhecido.

Nas demais empresas, aquelas que podem seguir funcionando com seus funcionários trabalhando de casa, a alternativa são as interações por meio de vídeo conferência. Com ajuda do time de Tecnologia da Informação (T.I) das organizações, as reuniões on-line permitem que os sócios tratem do assunto de forma honesta e transparente. É na crise que surgem oportunidades, neste cenário, empresas estão se reestruturando: vejo supermercados na Espanha entregando luvas descartáveis para seus clientes. Aqui, em Rio Preto, supermercados medem a temperatura e disponibilizam álcool gel para os clientes. Estas atitudes mostram o respeito que possuem com a sociedade na forma segura de atuar com seus clientes, mas a minha pergunta é a seguinte:

O que a sua empresa está fazendo para acompanhar a motivação daqueles profissionais que se expõem todos os dias nas atividades laborativas para cumprir a missão da empresa e de seu cargo para os quais foram contratados? Vocês estão ouvindo estes profissionais?

Uma atitude de interação social por meio de recursos tecnológicos juntos com a Psicologia podemos tratar de assuntos nem sempre verbalizados, mas que estão latentes em todos, incluindo na sua equipe e em sua empresa. É importante lembrar que empresas são feitas de pessoas e pessoas são diferentes, únicas e cada uma tem um universo a ser explorado para criar propósitos comuns e, portanto, é preciso ativar ações verdadeiras para garantir o sucesso de todos os envolvidos. Afinal, o tripé de uma empresa envolve: Marketing responsável, Tecnologia e, em primeiro lugar, as pessoas, portanto cuide daquelas que cuidam do seu negócio.

Para ajudá-los neste momento, seguem algumas dicas:

– Abra um canal de comunicação online com seus profissionais para informar e ouvir o que pensam e sentem diante da pandemia;
– Conheça a missão pessoal de cada membro da sua equipe e alinhe um propósito pessoal e profissional. Esta atitude gera engajamento;
– Escute as pessoas verdadeiramente;
– Tenha empatia;
– Não negue os problemas, compreenda e proponha ações coletivas para apoiar os processos e garantir resultados.

Estamos em um momento de nos reinventar, rever nossos valores e propiciar às pessoas um novo jeito de trabalhar, portanto a espontaneidade e criatividade de cada pessoa deve ser estimulada. Acredito que a única forma de enfrentarmos o vírus que está lá fora é olhar para dentro, olhar para as nossas relações, como estamos lidando com nossos sentimentos. Estamos num momento de olhar de frente as nossas dores e acionar os recursos emocionais internos que todos temos para mobilizar ações que nos garantam maior qualidade de vida e felicidade.

Enquanto o vírus está lá fora, meu convite é olhar para dentro. Juntos superaremos tudo isso. Somos fortes e vamos vencer. Conto com vocês nessa jornada e conte comigo sempre.

Ana Elisa Morelli | Consultora Organizacional e Clínica Terapêutica

5 Comentários

Paulo Cesar Dalssim Filho 28 de abril de 2020 - 22:37

Artigo excelente!
Devemos sempre cuidar do capital humano, ainda mais no momento que estamos passando.

Responder
Ana Dantas 15 de abril de 2020 - 23:00

👏👏👏👏👏 Ana Elisa, maravilhosa! Tudo ❤

Responder
Creuza Arruda 15 de abril de 2020 - 12:15

Parabéns Ana Elisa, muito importante suas colocações, em que empresas atravessam este momento tão difícil. Gratidão!

Responder
Angel 14 de abril de 2020 - 22:54

Parabéns 👏👏👏👏

Responder
Ana Elisa Morelli 17 de abril de 2020 - 20:30

Eu que agradeço! Sempre é bom falar sob uma outra ótica. Espero que esta matéria possa ajudar nossos empresários nesse momento tão difícil. ❤

Responder

O que achou? Participe. Deixe seu comentário.