Compartilhe essa história:
Dra. Mariza D’Agostino Dias | Fotografia: Revista Angel
Dra. Mariza D’Agostino Dias é médica em São Paulo e uma das responsáveis por introduzir a Terapia Intensiva no Brasil nos anos 70, no Hospital das Clínicas, uma iniciativa que se expandiu consideravelmente desde então. Ela foi a primeira presidente da AMIB, Associação de Medicina Intensiva Brasileira, uma entidade que hoje abrange todo o país. “Naquela época, contribuí para estabelecer a especialidade médica de ‘Medicina Intensiva’.”
PUBLICIDADE
Nos anos 90, iniciou a prática até então pouco conhecida de “Medicina Hiperbárica”. “Montamos a primeira câmara hiperbárica intra-hospitalar da América do Sul, no Hospital das Clínicas de São Paulo, e comecei o curso de extensão universitária em Medicina Hiperbárica, que continua até hoje e já formou mais de 90% dos médicos hiperbaristas do Brasil. Sou sócia-proprietária do Grupo Oxigênio Hiperbárico de São Paulo, com 2 unidades, e Médica Supervisora do Grupo.”
É doutora em Ciências Médicas pela USP, especialista em Clínica Médica, Terapia Intensiva, Nutrição Enteral e Parenteral, e Medicina Hiperbárica. Considera-se uma pessoa otimista e expansiva. “Quando terminei a residência médica, passei no concurso para médica do Hospital Emílio Ribas de doenças infectocontagiosas. Logo depois, entrei, por concurso, como médica assistente da clínica médica do Hospital das Clínicas. Após oito anos, passei a ser médica assistente da clínica cirúrgica, apesar de não ser cirurgiã, para me dedicar à montagem da UTI do Trauma. Ajudei a montar várias UTIs, como a do Hospital 9 de Julho, e me dediquei a ensinar os médicos novos, como até hoje. À medida em que fui me tornando mais conhecida no meio universitário, as barreiras foram desaparecendo. Fui sendo convidada para escrever capítulos de livros, participar de trabalhos científicos e dar palestras em Congressos e Simpósios.”
PUBLICIDADE
Dra. Mariza atualmente atende pacientes no Consultório e internados no Sírio-Libanês, 9 de Julho, Beneficência Portuguesa Mirante e Santa Catarina. Se diferencia e destaca praticando a medicina clínica focada em pacientes com casos graves e complexos. “Todo médico intensivista realiza inúmeras intervenções terapêuticas em pacientes graves ou de risco. As melhores sensações são quando o profissional percebe que determinada medida tomada deu o resultado esperado de melhora do paciente. Esse sentimento sempre me faz imaginar que o paciente está dentro de um buraco e que o médico está conseguindo puxá-lo firmemente pela mão.”
Professora, estudiosa da Medicina, médica amada por seus pacientes e sua família. Profissional singular, com uma história e carreira impressionantes. Dra. Mariza nos inspira como a todos a quem compartilha seus conhecimentos. “Sejam inteligentes e tenham paixão por aquilo que vocês querem alcançar. Aprendam todos os dias. O conhecimento nunca é demais. A ignorância é o caminho do fracasso.”
Compartilhe essa história: