Gente que faz a diferença

PUBLICIDADE

Dra. Maite Albiach Alonso

ADVOGADA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA

Militante na área trabalhista há 23 anos e proprietária de escritório de advocacia.
Bacharel em Direito pela Universidade do Grande ABC e especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade São Judas.

Compartilhe essa história:

Dra. Maite Albiach Alonso | Fotografia: Divulgação

“A mulher que sempre lutou pelos seus objetivos e sonhos, que se dedicou à família e ao maternar e buscou uma sociedade mais justa e igualitária”. É assim que Maite Albiach Alonso quer ser lembrada. Uma advogada nascida em Santo André (SP), combativa e atuante em prol da defesa dos trabalhadores e que não mede esforços para democratizar o acesso às informações e às leis.

PUBLICIDADE

Ao relatar sua história, Maite diz que desde que se conhece por gente tem um senso de justiça muito aguçado. “Sempre estive atenta aos menos favorecidos e a favor da defesa dos animais”. Sobre a decisão de ingressar no curso de Direito, ela atribui ao fato de ter feito parte da geração cara pintada – movimento que impulsionou o início do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo. “Eu estava com 17 anos na época e meu pai estava muito adoecido, enfrentando um câncer. Na minha inocência, tinha a intenção de ingressar o mais breve possível na universidade para dar esse orgulho a ele. No fim do primeiro ano, perdi meu pai, mas sempre guardei o exemplo e os conselhos dele”.

"O que me motiva é o prazer em defender os direitos das pessoas e promover o acesso dos menos favorecidos".

Maite Albiach Alonso

No início de sua trajetória profissional, estagiou em um grande escritório no ABC paulista, fundado pelo juiz aposentado Clóvis Salgado, onde permaneceu por cerca de 16 anos. “Foi uma honra. […] Pude absorver o máximo de ensinamentos e adquiri grande experiências e doces lembranças que guardo comigo para o resto da vida”. Ao longo dos anos, Maite teve inúmeras histórias para contar e relembrar, mas, em suas palavras, o mais marcante é o olhar do cliente em ver seus direitos reconhecidos na justiça. “A sensação de ter correspondido à expectativa é muito satisfatória”. Além disso, seu papel como professora universitária também é algo bastante importante em sua vida. “Encontrar meus alunos atuando na área é muito gratificante. Olho para eles e parece que o tempo voou”.

PUBLICIDADE

Em seu ramo trabalhista, a advogada acredita que o mercado está sempre aquecido e que tem espaço para todos, por isso, tenta se destacar com um atendimento pessoal e estreito com o cliente, humanizando o processo e fidelizando a relação e o acesso às informações. “Sempre digo que, quando as pessoas me procuram, elas se tornam únicas e todas as atenções são voltadas para o processo delas. Isso me diferencia na área, na tratativa e confiança. Sou a favor do atendimento totalmente humanizado e acessível para todos”. Seu grande objetivo é empoderar o trabalhador por meio da lei, não só no dia a dia como advogada em seu próprio escritório, mas também por meio das suas redes sociais, como comunicadora. “O que mais me motiva é o prazer em defender os direitos das pessoas e promover o acesso dos menos favorecidos, e esses ensinamentos são o que quero passar para meu filho”.

Sobre seus planos e projetos futuros, Maite pretende continuar defendendo os direitos dos trabalhadores, lecionando e dedicando-se à proteção e causa animal. Além disso, quer acompanhar o crescimento e desenvolvimento de seu filho Alvaro Fidel, honrando a possibilidade de ter sido mãe de forma natural aos 45 anos, após duas décadas tentando. “A maternidade foi um sonho de vida realizado. Quero inspirar as mães a não desistirem e quebrar o tabu do etarismo”. Ela conta que a dificuldade em engravidar a fez sofrer muito e, em certo ponto, isso chegou a refletir no profissional. “Quando consegui, pude ter a certeza de que nunca temos o controle de todas as coisas. Tudo tem seu tempo, temos que saber esperar e confiar”.

Sua fé a ajudou a passar pelos momentos mais difíceis e, exatamente por isso, norteia seu caráter e sua postura, não apenas no trabalho, mas na sociedade em geral. Para ela, a doação ao próximo é um de seus valores mais importantes e do qual ela jamais abre mão. “Busco ajudar e estender a mão para quem está com dificuldade. Creio que as pessoas precisam de mais empatia e tento, como exercício diário, exercer a prática da doação como um todo, seja em trabalho, palavras ou atos”.

CANAIS DE CONTATO COM O ENTREVISTADO(A)

Compartilhe essa história:

Conecte-se a milhares de pessoas

Chegou a hora de você promover suas ideias e ampliar sua rede de contatos.

PUBLICIDADE