Dra. Ligia Maura Costa

por Revista Angel

Dra. Ligia Maura Costa é formada em Direito. Possui vasto currículo na formação jurídica e atua, especificamente, na área do direito internacional. Tem escritório em São Paulo e em Paris e é professora titular na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e diretora do centro de estudos FGVethics (ética, transparência, integridade e compliance), que tem vários projetos voltados ao combate à corrupção e seu impacto social. É livre-docente em direito internacional pelo Largo São Francisco e concluiu seu mestrado e doutorado na Universidade de Paris. Além disso, é pós-doutora pela Sciences Po Paris, tendo já sido pesquisadora visitante na Universidade de Michigan, Ann Arbor, EUA.

Sua vivência e experiência internacionais são frutos de seu interesse pela cultura, política, economia e pelo aprendizado de línguas estrangeiras. “A carreira jurídica permite uma abertura ao estudo do direito internacional e diante disso a escolha do direito foi uma consequência natural”. O amor pelas áreas nas quais atua a fizeram ter fluência em 5 línguas, dentre as quais, conhece o cirílico (alfabeto russo) e, por isso, tem conhecimentos básicos de russo. Com a pandemia, também iniciou estudos em mandarim. “Sempre gostei de história e geografia, relevantes para aqueles que atuam na esfera internacional. Além disso, morei (estudando ou trabalhando) em vários países, dentre eles França, Estados Unidos, Suíça, Itália, Rússia, China”. Para a profissional, entender a cultura de outros países facilita o exercício de sua profissão, seja como advogada, seja como professora.

Ligia Maura acredita que a advocacia e o ensino superior puderam se adaptar aos desafios do mercado atual com maior facilidade do que muitos outros setores. “Como minha área é internacional, reuniões via Zoom, Whatsapp, Wechat com clientes já eram uma realidade pré-pandemia (não com a habitualidade de nossos dias, mas já era uma realidade). Aulas via Zoom já existiam também, não para todas as disciplinas como durante a pandemia”. Os desafios sempre foram diversos, mas, cada um, nascidos e vencidos a seu tempo. Atualmente, considera que sua missão é ajudar a construir uma sociedade mais íntegra, em busca do desenvolvimento social e econômico sustentável, para gerações presentes e futuras. Trabalho, perseverança, coragem, empatia e determinação são atributos que a definem. Apesar de não se achar uma mulher poderosa, conseguiu muitos feitos decorrentes de trabalho sério e dedicado. E que com o apoio de seus pais e irmão pode sonhar e fazer com que seus sonhos se tornassem realidade.

Brilhante profissional que certamente desperta inspiração em todos nós, Ligia Maura conclui deixando seu recado para nossos jovens: “Nunca desistam de seus sonhos. Trabalhem com afinco, integridade e perseverança. Acreditem! Não desistam. Seus sonhos se tornarão realidade.”

Conheça outros profissionais entrevistados nas séries “As mulheres mais poderosas” e “Homens, histórias de sucesso”.

O que achou? Participe. Deixe seu comentário.