Gente que faz a diferença

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Dra. Carolina Pepice Figueiredo

ADVOGADA

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Dra. Carolina Pepice Figueiredo | Fotografia: Estúdio Revista Angel

Carolina Pepice é advogada tributarista e empresária, focada 100% na evolução empresarial, trabalhando no contencioso e desenvolvendo o compliance na prática. Considera que o ponto que a destaca no mercado é a gestão empresarial, prestando assessoria jurídica na esfera tributária e orientando a empresa para um gerenciamento mais eficiente e dinâmico para o dia-a-dia, reduzindo, dessa maneira, os litígios.

Destaca que seu aprimoramento nessa área resultou em um trabalho inovador e de destaque para as empresas, construindo um planejamento de qualidade e a implementação de um compliance de alto nível. “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho basta. Então, saber para onde você vai e quais são os seus objetivos é imprescindível para definir o melhor caminho. E, quando falamos de expansão de negócios, precisamos saber para onde e qual tamanho mirar. Pensar em expansão é planejar”.

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Para a profissional, as empresas brasileiras carecem de planejamento de médio e longo prazo e, por esse motivo, sempre orienta seus clientes a realizarem um planejamento, já que sempre ouve em seus atendimentos que planejar é perda de tempo. No entanto, considera que isso também integra a soma de conhecimentos necessários para o sucesso.

Pontua que a execução de um trabalho é necessária, mas que o planejamento realizado anteriormente é essencial para que as ações apresentem maiores resultados. É esse tipo de alerta que ela propõe a seus clientes. “Nessa área de atuação, é comum que isso seja tratado de maneira dicotômica: ou planeja, ou faz. Como se o planejamento e o compliance não fossem importantes. Mas, por que planejar e implantá-lo incentiva e promove o perfil de executor? A união dos dois promove a potencialização na condução de um trabalho de venda, realizado com ética”.

Dra. Carolina Pepice Figueiredo | Fotografia: Estúdio Revista Angel

Esse caminho foi traçado por meio de sua experiência, bem como pelo contato com algumas empresas que lhe despertaram o interesse pela advocacia nessa área. “Sou o tipo de mulher que me desafio a todo momento e gosto de manter minha independência profissional e eu sabia que a advocacia iria me proporcionar isso”.

Dra. Pepice reside atualmente em São Bernardo do Campo/SP e, em sua formação, conta com o curso de Direito, de Gestão Financeira e de pós-graduação em Direito Cível. Sempre acreditou no seu potencial, procurando ter resiliência em seu exercício diário. Especializa-se sempre, adquirindo o conhecimento necessário para ver a alegria dos seus clientes, buscando oferecer serviços adicionais. “Minha felicidade é realizar, por exemplo, a conquista de uma liminar para uma cirurgia de urgência de um cliente que está entre a vida e a morte”.

“Sou o tipo de mulher que me desafio a todo momento e gosto de manter minha independência profissional”.

carolina pepice

Vê, como diferencial no seu modelo de negócio, a construção de uma equipe multidisciplinar, para atender as demandas com mais eficiência e qualidade nos resultados, pois crê que aqueles que não alcançados são consequência de um conhecimento não adquirido. “Caso você esteja com dificuldade em algum âmbito da sua empresa, é necessário buscar um profissional da área, que tenha o arcabouço para minimizar as demandas e futuros litígios. O auxílio externo é sempre bem-vindo”.

Em seu escritório, conta com a expertise de mapear e esquematizar processos de venda: quanto é necessário corte de custos para seu consumidor. “Ao ter números e metas definidas, o time sabe exatamente o que está buscando e a chance de alcançar é muito maior, já que a eficiência da empresa estará focada em um mesmo lugar”.

Destaca que a busca pelo autoconhecimento necessita ter uma finalidade. Encontrou-a no desejo de servir, realizando seu trabalho voluntário e social, como Presidente da Comissão OAB Vai à Escola, na 39 º Subseção de São Bernardo do Campo.

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Além disso, atua com palestras nas redes de Escolas Estaduais de São Paulo, no município de São Bernardo do Campo, levando a cidadania e orientação, com temas que proporcionam como viver em uma sociedade inclusiva. Também participou e contribuiu como Secretária Geral da Comissão da Criança e do Adolescente, na 39º Subseção de São Bernardo do Campo, no período de 2020 a 2021, onde trabalhou com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, atendendo em orfanatos, com o foco na orientação e prevenção para os perigos ao uso de entorpecentes.

Acredita que sua missão profissional é atuar sempre com ética e eficiência. “Fé e saúde é o que peço todos os dias, para me mover e conseguir atender todos os meus clientes com a dedicação que eles merecem. É dessa forma que gostaria de ser lembrada.”

“Ninguém planeja fracassar, mas fracassa por não planejar”.

carolina pepice

Dra. Carolina comenta que, ao adotar posturas éticas, a corporação mostra que está comprometida com o sucesso da empresa, bem como com a segurança dos envolvidos. “Dentre as vantagens de implementar essas ações, está a garantia de cumprimento de todas as regulamentações, que é o que permite que a empresa funcione. Ademais, a falta de compliance pode gerar altos custos, acarretando sanções e até falência por danos à imagem e à reputação da marca”.

Nos conta que uma lição em sua vida é que a verdade deve sempre prevalecer. É dela que resulta a confiança de acreditar em si mesmo.

E, para complementar, falando sobre suas especialidades, nos explicou de maneira prática o Compliance e seus tipos:

Empresarial: que refere-se às conformidades com os atos e normas, internas e externas, da empresa. Ou seja, o cumprimento de contratos, ordens legais do setor, que abarcam as demais categorias de compliance.

Ambiental: é um conjunto de práticas e regras pré-estabelecidas que asseguram o cumprimento das normas jurídicas e de comprometimento corporativo quanto à legislação ambiental, com práticas internas e externas que a empresa esteja envolvida.

Trabalhista: esse tipo refere-se aos direitos e deveres da empresa sobre os colaboradores e as relações com a alta gestão. É imprescindível que toda a empresa conheça e siga o código de conduta da empresa e que haja um canal de denúncias, com comunicação acessível e segura para o colaborador informar algum descumprimento.

Tributário e fiscal: está ligado às normas fiscais e integridade adotada internamente na empresa. Nessa área, o setor responsável deve criar ações para prevenção de riscos e violação das leis tributárias e fiscais, como concessão de benefícios irregulares, isenções e sonegação, por exemplo.

Portanto, são essas boas práticas que garantem que as atividades da organização continuem promovendo segurança jurídica, redução de custos, transparência no cumprimento de regras, maior competitividade e facilidade de atrair parceiros e reter talentos.

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