Gente que faz a diferença

PUBLICIDADE

Camila Farani

Eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea e uma das 100 maiores em Inovação do Brasil pela Época Negócios.

Graduada em Direito com pós-graduação em Marketing e especializações em Growth, Tecnologia e Startups em Stanford, MIT e Babson College.

Compartilhe essa história:

Camila Farani | Fotografia: Divulgação

Jurada do programa Shark Tank Brasil por seis temporadas. Membro do Conselho de Administração do PicPay e do Conselho de Marketing e Growth da NuvemShop. Sócia e investidora da Play9. Tricampeã como maior investidora-anjo no Startup Award do mercado de Tecnologia e Inovação da América Latina. Empreendedora do Ano (2022) pela IstoÉ Dinheiro na categoria Inclusão Social. Ganhadora do Women in Tech Latam Award (2022) na categoria Best Ally – Aliada das Mulheres na Tecnologia. Única mulher reconhecida como a melhor investidora-anjo no Startup Awards (2016, 2018 e 2023).


Embora Camila Farani seja daquelas entrevistadas que “dispensam apresentações”, suas realizações e contribuições – não só para o mundo dos negócios, mas também para a luta das mulheres na sociedade – são gigantes e devem ser compartilhadas. Com apenas 16 anos, ela já mostrava para o que veio. Quando fala sobre o início da sua vida profissional e como foi o processo de descoberta do seu propósito, ela lembra da adolescência, período em que trabalhou no Tabaco Café, o comércio da família. “Ela precisava dessa ajuda, pois não tinha ainda como contratar funcionários. Nesse período, eu não ganhava salário. Começamos sem conhecimento de gestão e sem saber precificar ou como lidar com os colaboradores, mas, de toda forma, o negócio precisava dar certo”.

PUBLICIDADE

Após alguns anos, Camila fez uma proposta a sua mãe: se conseguisse aumentar em 30% as vendas em um mês, receberia uma pequena participação na empresa. “Alcancei 28%, com a introdução do iced coffee, então, não atingi a meta. Mas ter essa atitude mudou a minha vida. Acabei conquistando a sociedade no negócio pelo meu esforço e iniciativa. A partir disso, fui construindo minha história”.

Criou o Grupo Boxx, que reúne as marcas de coffee shops e fast-foods saudáveis, e a Innovaty, focada em educação empreendedora e Business Intelligence. Depois, entrou para o mundo dos investimentos e se tornou sócia-fundadora da G2 Capital, uma boutique de investimento em startups. Hoje, são mais de 40 empresas como parte do ecossistema Farani. “Nos últimos 20 anos, tenho procurado usar esse aprendizado para impulsionar outros empreendedores”.

É difícil acreditar, mas, mesmo com tantas conquistas e reconhecimentos, a síndrome de impostora também já acometeu a empresária. Segundo ela, quando entrou na primeira temporada do Shark Tank Brasil, não conseguia se enxergar boa o suficiente para estar ali sentada naquela cadeira. “Todo mundo tem ou vai ter [a síndrome] em algum momento da vida. Mas isso me assustou muito no início. Várias vezes já me peguei questionando as minhas capacidades. Já tive medo. Já errei e apostei errado. Mas, o importante é que reconheçamos esses momentos, sejamos empático com nós mesmos e, principalmente, foquemos neste poder de reinvenção que todos temos”.

"Seja a mudança que você deseja ver no mundo."

Camila Farani

Para Farani, uma das coisas mais importantes na vida é acreditarmos em nossa capacidade. “Minha mãe é meu maior exemplo de pessoa batalhadora. Ela fez com que eu me tornasse o que sou, uma inquieta resiliente”. Ela acredita piamente que todos temos a capacidade infinita de superar desafios e criar impacto positivo em nossas vidas e na dos outros. “Ao longo de minha carreira como empresária e investidora, tive a oportunidade de conhecer empreendedores inovadores que transformaram obstáculos em oportunidades e desafios em conquistas. Suas histórias de resiliência, determinação e criatividade são energizantes”. Em suas palavras, esses elementos são a essência do empreendedorismo e da liderança, “e é essa energia que me impulsiona diariamente e me faz acreditar no potencial ilimitado das pessoas e do mundo”.

Nas suas tomadas de decisões mais importantes, Camila diz que priorizar ações que geram impactos duradouros, não apenas para si, mas para todo o ecossistema em que está inserida precisam ser o ponto de partida. “Clareza de propósito. Sem saber para onde você quer ir, qualquer caminho serve, e isso é um convite ao fracasso. Meu propósito é impulsionar o empreendedorismo feminino e a inovação, criar pontes que transformem potencial em realidade palpável.”

PUBLICIDADE

Seu grande aprendizado na vida e nos negócios é resumido em uma só palavra: resiliência. Entender que o fracasso não é o fim da linha, mas uma etapa crítica de aprendizado. “A maior lição que carrego comigo é a importância de manter a fé nos próprios instintos, na visão de futuro, mesmo quando o caminho à frente parece incerto. A resiliência, entrelaçada com uma dose saudável de otimismo realista, permitiu-me transformar desafios em degraus para alcançar objetivos maiores. Este aprendizado não se resume a uma jornada pessoal; é a base sobre a qual construo pontes para que outros possam cruzar suas próprias tempestades.”

A empresária ainda nos revela que tem muitos planos pela frente, baseados em um propósito claro: ampliar o impacto positivo no ecossistema empreendedor, com ênfase no empoderamento feminino e na inovação sustentável. “Quero ver uma nova geração de empreendedoras e inovadoras tomando a frente dos negócios, transformando suas ideias em realidades que não apenas prosperem economicamente, mas que também contribuam para uma sociedade mais equitativa e um mundo mais sustentável. A construção dessa jornada não é só sobre alcançar novos patamares em minha carreira, mas sobre elevar todos ao meu redor, criando um ciclo virtuoso de crescimento, inovação e impacto positivo.”

CANAIS DE CONTATO COM O ENTREVISTADO(A)

Compartilhe essa história:

Conecte-se a milhares de pessoas

Chegou a hora de você promover suas ideias e ampliar sua rede de contatos.

PUBLICIDADE