Animais vítimas de abandono em Rio Preto

por Anneliza Galdiollo

A cidade de São José do Rio Preto tem enfrentado sérios problemas relacionados ao abandono de animais domésticos como cães e gatos. O Canil Amely Gabriela é um abrigo para estes animais que viveram nas ruas vítimas de abandono e um refúgio para os que precisam.

Queremos amenizar parte da demanda de cães abandonados por suas famílias e sanar problemas como desnutrição, desidratação, exposição às condições climáticas extremas, doenças contagiosas (leishmaniose, toxoplasmose, sarna, raiva) ou não (cinomose, parvovirose, erliquiose e outras).

O Canil é um local de passagem que busca recolocar esses animais em lares definitivos. Atualmente cuidamos de 55 cães no canil e mais 70 animais (cães e gatos) que foram abandonados na rotatória (lixão) e nas estradas que ali circundam.

Os animais abandonados contam com uma única refeição que nossa equipe leva todos os dias numa estrada rural usada para descarte, pois é de difícil acesso, não tem câmeras e as pessoas sabem que ali tem alguém que cuida.

Não posso deixar de dizer que de uns tempos pra cá tem mais pessoas cuidando dos animais da rotatória e da estrada. Muitos filhotes são resgatados. Alguns cães tem a sorte de arrumarem um lar, porém também são vítimas de atrocidades principalmente os gatos pretos que ali se encontram. Já tivemos o desprazer de chegar no local e ter cães envenenados e até mesmo enforcados. Nesse local tem muita sujeira, lixo, sofás, material de construção, cadáver de animais mortos e animais que ainda não resgatei por falta de verba e de espaço.

Seria muito mais cães e gatos abandonados ali, se a Diretoria do Bem Estar Animal não estivesse dando a castração gratuita ao canil. Já foram castrados por volta de 90. Não somos Ong, não temos ajuda governamental, temos veterinária exclusiva (Dra. Ana Lucia Beolchi), pois é humana e facilita a forma de pagamento e é nossa família que paga os custos.

Tudo é muito claro, toda ajuda é divulgada. Só não citamos o nome se a pessoa não permitir, mas não deixa de ser divulgada, nenhuma ajuda. Fazemos um trabalho sério e íntegro sem fins lucrativos, tudo é feito com muito amor. A única preocupação do Canil Amely Gabriela é com os animais. Em minhas orações um dos meus pedidos insistentes é que eu nunca me corrompa, pois tudo nessa Terra é passageiro. Não levamos nada daqui, somente o que fizermos de bom.

O que doar?

Ração ou comida. Qualquer ração tá muito bom. Quando doam dinheiro, geralmente compro retalho de carne na vila Toninho e arroz de cachorro e apresento a nota para quem doou.

Como doar?

Podemos buscar ou receber no Canil.

Informações de contato

Anneliza Galdiollo
Whatsapp (17) 991355431
eng.anneliza@gmail.com
@canilamely
@anne.galdiollo

O que achou? Participe. Deixe seu comentário.